Cymothoa exigua, piolhos que come língua

Tailândia, o Fantasma

BANGKOK - Pouco depois da meia-noite, o telefone tocou na estação de rádio apertado onde Kapol Thongplub apresenta um show de call-in noturno dedicado ao sobrenatural.

O chamador tinha recentemente encontrou um fantasma em um quarto de hotel em Bangcoc.

"Eu vi alguém de pé no meu quarto, uma mulher", disse ela.

"Você viu o rosto dela?" Mr. Kapol perguntou sobre o ar.

"Eu ouvi algum tipo de ruídos indianos, uma espécie de Indiana rezando", disse a mulher. "Eu senti uma forte pressão sobre o meu corpo."

Mr. Kapol foi ouvir histórias de fantasmas como este por mais de duas décadas como apresentador do "The Shock", que a partir de meia-noite às 03:00 transmissões contos de aparições relatadas por seus ouvintes - taxistas, guardas de segurança, estudantes e qualquer outra pessoa que é até àquela hora.

No processo, o Sr. Kapol, mais conhecido por seu apelido, Pong, tornou-se o perito fantasma líder em um país que leva muito a sério fantasmas e é aparentemente cheio deles.

Existem mais de 100 tipos de fantasmas na Tailândia , diz ele, incluindo o Pi Pob, que entra corpos humanos e os possui; a Preta, um fantasma alto e magro, que busca vingança entre os vivos; Phi Lung Kluang, uma variedade do sul da Tailândia, que assume uma forma humana com um buraco em suas costas, expondo seu esqueleto; e fantasmas viúva, predominantes no nordeste da Tailândia, que procuram roubar os homens longe de suas famílias.

A crença no sobrenatural, fantasmas e de outra forma, infunde vida diária na Tailândia. Ministros inaugurar seus escritórios em momentos auspiciosos e generais poderosos têm sido conhecida a consultar videntes antes de uma grande decisão, como o lançamento de um golpe - uma ocorrência relativamente comum na Tailândia. Adivinhos são consultados por todos, desde executivos forjar ofertas multimilionárias para estudantes que enfrentam carreiras incertas e casais que desejam engravidar.

As elites políticas da Tailândia parecem estar entre os mais supersticiosos. Quando a imagem de um ex-primeiro-ministro, Samak Sundhornvej, de repente, apareceu em uma tela grande, no Parlamento, logo após sua morte, em 2009, o presidente do Parlamento abriu um inquérito e não encontrou nenhuma explicação terrestre para ele.

"Eu acredito que é verdade", disse ele à imprensa. "O espírito de Mr. Samak voltou a dizer adeus."

Bangkok tem um shopping temático-fantasma, revistas cheias de histórias de fantasmas, em horário nobre programas de televisão fantasma e muitos mais programas que apresentam os adivinhos que fornecem tudo, desde aconselhamento de carreira para os números da loteria da sorte.

Mas o Sr. Kapol limita-se a fantasmas, uma pureza temática admirado por seus muitos fãs.

"Nós amamos Pi Pong", disse Sirichai Suebua, um ator de 37 anos de idade, na ópera tradicional tailandesa que sintoniza com o show fantasma durante a casa longas viagens de suas performances. (Pi é a palavra tailandesa para o irmão mais velho, mas falado em um tom diferente - há cinco tons da língua -. Também pode significar fantasma)

"Eu só vi um fantasma uma vez", disse Sirichai. "Mas eu posso confirmar-lhe que os fantasmas são reais."

Jessada Denduangboripant, professor de ciência da Universidade de Chulalongkorn, em Bangcoc, que faz campanha contra o que ele descreve como uma dependência de pseudociência, disse que viu pouca evidência de que o amor do sobrenatural estava diminuindo.

Continue lendo a história principalContinue lendo a principal HistóriaContinue lendo a história principal
"Fomos informados desde a infância há fantasmas em todos os lugares", disse Jessada. "Você pode ter um iPhone e tecnologia ao seu redor. Mas você ainda manter a superstição. "

Para o Sr. Kapol, fantasmas também se tornaram um negócio lucrativo.

Além de seu programa de rádio, que tem funcionado por mais de duas décadas sob vários nomes, Mr. Kapol é dono de um restaurante macabro, o choque, onde a comida é servida em caixões de madeira em miniatura, e dois cafés-fantasma-temático, também chamado de O choque. Ele já dirigiu dois filmes de terror e é um comentarista regulares na televisão quando um perito fantasma é necessária.

Ele é também, um pouco improvável, um comentarista de televisão líder em ligas profissionais de futebol europeus.

Durante suas transmissões de rádio, ele envia sua equipe para investigar casas assombradas e tem-lhes pôr em reportagens ao vivo sobre o que eles acham. Ele segues entre os chamadores com gravações de acampamento do tipo que pode ser jogado em parque de diversões casas assombradas.

"Não se atreva a olhar no espelho!" Um locutor entoa com uma voz macabro durante um tal Segue. "Você pode achar que você está olhando para alguém."

Mr. Kapol ouviu incontáveis ​​histórias de fantasmas durante a sua carreira, e seus assistentes que o ecrã de chamadas para a estação de rádio já ouviu falar ainda mais.

Mas em uma entrevista, o Sr. Kapol tinha uma confissão envergonhada: Em mais de duas décadas à procura de fantasmas, que ele não tenha realmente visto um.

"Você me arrepio, e você tem a sensação de que algo está lá", disse ele. "Mas eu não posso vê-los. Eu não tenho esse sexto sentido. Eu senti-los, mas eu não posso vê-los. "

Ele disse que sua vida tinha sido desprovido de ambição, antes que ele foi resgatado por um presente para gab fantasmagórica.

Ele descreveu a si mesmo como um preguiçoso que em seus dias de estudante meninas e bebida mais de Matemática e Inglês favorecida. Ele cortou classe e não conseguiu sair da faculdade, uma decepção esmagamento de seus pais, um funcionário e um cabeleireiro, que tinham scrounged e salvos para enviar seu filho para escolas particulares.

"Eu era um filho tão ruim. Minha mãe estava constantemente chorando ", disse o Sr. Kapol. "Eles queriam que eu fosse um funcionário público."

Agora, aos 48 anos, ele tem 20 funcionários e um império fantasma mini. Ele comprou seus pais uma casa e um carro. Ele pagou para a operação de rim cara de seu pai.

Tudo é perdoado, para o qual ele agradece os espíritos.

"Ghosts me deu o meu trabalho e minha carreira", disse ele, sentado em um banquinho no seu restaurante. "Eu tenho medo deles, mas eu os amo."."In Thailand, the Ghost Business Thrives"-[NYTimes]